PROTEGON

Privacidade de Dados e a Conformidade Regulatória

Privacidade de Dados e a Conformidade Regulatória 

Bem-vindo (a) ao blog da Protegon, sua fonte de informação sobre assuntos que impactam a área de tecnologia e privacidade. Hoje o tema é Privacidade de Dados e a Conformidade Regulatória

O constante avanço da tecnologia, da digitalização das coisas e mergulho das pessoas na rede, impulsionou a crescente quantidade de legislações sobre privacidade. Hoje vivemos na matrix e não nos desconectamos. E com isso as organizações têm hoje a necessidade de se adequar a estas leis, e não só leis, mas também a boas práticas internacionais sobre o assunto.

Hoje temos a LGPD, GDPR, CCPA e outras, fora também outros tipos de legislações como as de IA e IOT estão no horizonte. Como profissional de tecnologia, é necessário conhecer e sempre buscar informações e atualizações sobre estas legislações.

Para que as empresas entejam adequadas a estas leis, é preciso: 

  • Auditorias Regulares: A importância de realizar auditorias internas para garantir que todos os processos estejam em conformidade com as normas vigentes.
  • Ferramentas e Tecnologias de Apoio: Discussão sobre como tecnologias modernas, como IA e blockchain, podem facilitar a gestão de dados e ajudar na conformidade. Também ferramentas de gestão e mapeamento de processos, como a Protegon, mande um e-mail e solicite uma demonstração.
  • Treinamento de Funcionários: A necessidade de treinar regularmente os funcionários sobre as práticas de proteção de dados e as leis de privacidade.

É importante também ter o apoio de organizações que reúnem os profissionais da área e os preparam para os desafios da função. Um grande exemplo é a APDADOS, com mais de 15 mil membros diretos e 80 mil conexões nas redes sociais, esta associação vem fazendo um grande trabalho na disseminação gratuita de artigos e conteúdos sobre o tema. Seu site é apdados.org e lá você encontra seus membros distribuídos por todo Brasil. “Para o Presidente da APDADOS, Davis Alves Ph.D, o caminho para a conformidade regulatória é através da capacitação dos profissionais de acordo com suas áreas de atuação. ‘A LGPD é multidisciplinar. Para que as empresas estejam adequadas em um nível aceitável, é necessário que tanto o encarregado de proteção de dados quanto o time responsável pela adequação possuam os conhecimentos necessários sobre a aplicação da LGPD em suas respectivas áreas. Só assim o projeto poderá ter êxito.'”

Gostou do artigo? Criamos um e-book que inclui esse e outros temas relevantes de Privacidade e Segurança Cibernética. Para receber, clique no link abaixo e receba em seu e-mail o material.

 

Clique no link para acessar o material completo: https://materiais.protegon.com.br/e-book-protegon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Na mídia

Post Relacionados

Opções de privacidade